quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estampando com Laerte Ramos



Na faculdade sempre tive 'picuinhas' com a aula de cerâmica que para mim ou era utilitária ou utilitária...(rs).
Não conseguia ver a possibilidade da arte contemporânea na cerâmica, acho que era milenar demais para mim. E, isso tudo se devia ao pequeno acesso à trabalhos em cerâmica, de qualidade, vistos nas mostras de Curitiba lá pelos indos de 2004. Confesso que os trabalhos do Glauco Menta me atiçavam um pouco a curiosidade.
Of course que hoje já não penso mais assim. Exemplo muito bacana da cerâmica para pensar a contemporaneidade encontrei nos trabalhos de Laerte Ramos, expostos até amanhã (26/08/2011), na Casa Andrade e Muricy.


Ele consegue criar retratos usando tênis de cerâmica. Tênis usados e portanto, marcados por pés únicos. Cada pé tem seu formato, suas características e defeitos únicos e, assim sendo são uma forma de retratar seu dono junto à suas experiências de vida.
Com são muito próximos do real, de longe parece que vemos uma instalação com tênis e de perto sofremos um pouco para identificar que existe uma variação no material colocado à nossa frente.

O Laerte Ramos também tem outros trabalhos em cerâmica bem divertidos como navios de batalha naval, clássicos aviões de papel feitos em cerâmica...
Vivendo e ESTAMPANDO novas experiências, quebrando paradigmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário