quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estampando com estampas usadas


Hoje encontrei algo muito legal. Os trabalhos de desenho com colagem da artista Sandhi Schimmel, que tem uma pesquisa semelhante à minha. Ela se utiliza de materiais encontrados no dia-a-dia, como calendários, fotos, tickets, folders, enfim, imagens da publicidade em geral para recriar rostos bem conhecidos da mídia também. Encontramos estampados com colagens Twiggy, Elvis, Liz Taylor, entre outros. Simplesmente achei o máximo, me identifiquei total.
É isso, somos bombardeados por tantas imagens,imagens bonitas, bem pensadas e, essas imagens acabam ganhando espaço na nossa vida, nas nossas memórias por algum motivo. Eu tenho dificuldade em me livrar de velhas revistas de moda (adoro os editoriais originais) e até mesmo de propagandas com belas imagens. Depois de tanto penar guardando materiais (in)úteis acabei achando um destino para elas nos meus trabalhos. E, às vezes, você pensa que é louco mas, tem companheiros de ideia.
Estampar com o que já foi estampado é uma obsessão, uma forma de expressão e um ato ecológico, verde, visto que tira muito papel de circulação, já que os mesmos vão para dentro de nossas obras.

As estampas de Schimmel me lembram muito o trabalho do Vik Muniz que já tem isso arraigado em seu processo, desde sua construções com comida, passando pelas tiras de cor e atualmente com o trabalho do documentário Lixo extraordinário.
Aproveita as ESTAMPAS do seu dia-a-dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário