quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Estampando Idéias


Hoje em minhas leituras blogísticas descobri, no blog idéias estampadas, que parte do meu interesse em estampas se fixa em um ramo específico que se chama design de superfície, ou seja, é o nicho de mercado responsável pelos maravilhosos tecidos tendência que adoramos.

O design têxtil está dentro de uma categoria denominada design de superfície.
Design de superfície é o ramo do design que projeta texturas bi e tridimensionais para diferentes superfícies, procurando encontrar uma solução estética e funcional para os diferentes materiais, produtos e processos indutriais.
As áreas de atuação são: têxtil (estamparia, tecidos planos, malharia, rendas, tapeçaria, tecelagem), papelaria (papéis de parede, papéis de embrulho), cerâmica e vidros. (Fonte: Wikipedia)
Sendo assim, o design têxtil é a “criação de superfícies bidimensionais utilizadas na confecção de artigos de moda e decoração, levando em conta as tendências”, nas quais se incluem “estamparia para tecidos, têxteis para moda ou decoração, papéis de parede ou azulejos” (Fonte: FAGGIANI, K. O poder do design: da ostentação à emoção. Brasília: Thesaurus, 2006.). Texto de Giovana Lazzarotto

Então se as estampas Liberty estão de volta os designers de superfície tem culpa no cartório...e o que será que eles alegam?
Curiosidade, pesquisa, vício, fashionite, arte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário